Monitorização

As Empresas e o comércio têm, na sua maioria, os seus consumos de energia elétrica concentrados durante o dia.

Por esta razão a instalação de sistemas fotovoltaicos de autoconsumo têm uma vastíssima aplicação como medida de eficiência energética, resultando em impactos muito significativos na redução da fatura anual a pagar após a instalação de um sistema de autoconsumo.


As percentagens de poupança são consideráveis, das quais resulta directamente redução nos custos de exploração e uma maior competitividade nas Empresas.

Brochuras Comerciais

Monitorização

Para um competente aconselhamento é preciso medir!

O perfil de consumo em cada actividade é diferenciado e influenciado por vários fatores como sejam:
- Tipo de contrato de fornecimento;
- Tarifas e períodos tarifários;
- Horário de Trabalho;
- Período semanal de funcionamento;
- Período de férias;
- Sazonalidade.

Por outro lado cada instalação tem características únicas com cargas de vários tipos e perfil de funcionamento. Pela importância e impacto que o sistema fotovoltaico tem na redução de consumos de cada instalação e sendo o perfil de utilização diverso no universo de consumidores, torna-se de vital importância, para um correto dimensionamento do sistema, o conhecimento do perfil de consumo.

Tendo em conta os distintos perfis de consumo será necessário que o sistema fotovoltaico de autoconsumo seja o adequado a cada instalação de modo a que a poupança seja efetiva e o projeto resulte como viável com tempos de amortização aceitáveis. A monitorização e o tratamento de dados são tarefas de vital importância permitindo que o dimensionamento resulte na melhor solução numa perspetiva custo-benefício.

O que propomos?

1 - Monitorizar o seu perfil de consumos de eletricidade (sem compromissos).
2 - Propôr-lhe um sistema adequado ao seu perfil de consumo e quantificar a poupança.
3 - Depois de instalado o sistema, manter a monitorização para comprovar a poupança.
4 - Apresentação de um plano de financiamento a crédito se desejável.

Propostas e análise financeira

Para a tomada de decisão de cada gestor ou decisor, além da solução técnica, torna-se necessário facultar os dados do projeto para que este possa ser analisado do ponto de vista económico e financeiro. Os indicadores económicos são, não a única, mas uma das ferramentas mais importante no apoio à decisão. Tendo consciência deste facto são proporcionados todos os indicadores considerados fundamentais para análise de cada projeto:

- Investimento inicial;
- Produção fotovoltaica;
- Energia autoconsumida;
- Poupança obtida;
- Indicadores TIR, VAL e Payback simples.

Os projetos de autoconsumo têm vida útil acima de 25 anos com períodos de retorno do investimento entre 6 a 8 anos. Acresce ainda a dedução do IVA e amortizações anuais em sede de IRC até 4 anos.

Solução Técnica

A solução técnica é aquela que resulta do tratamento dos dados recolhidos pelo sistema de monitorização como ferramenta de apoio ao dimensionamento.

O dimensionamento tem em consideração todos os aspetos críticos que influenciam a escolha da solução que se adequa a cada caso em particular.

Os equipamentos selecionados são aqueles que garantem não só a maior performance na exploração do sistema mas também a durabilidade dos mesmos com origem nos mais conceituados fornecedores a nível mundial de equipamentos elétricos.